Vanusa, ambição loira na música brasileira
Camilo Rocha e Guilherme Falcão
13 de novembro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 23h20)Cantora inovou ao explorar estilos diferentes e abordar temas feministas na década de 1970. O podcast de música do ‘Nexo’ percorre canções importantes de sua obra, que permanece pouco conhecida entre as gerações mais novas
Temas
Compartilhe
Depois de um estouro inicial na Jovem Guarda, a cantora paulista Vanusa se tornou uma estrela de primeira grandeza na década de 1970. Em músicas e álbuns inovadores, ela explorou caminhos diversos e parceria com nomes fortes da música brasileira, de Belchior a Zé Ramalho.
Além disso, Vanusa foi uma pioneira na introdução de uma ótica feminista na música brasileira, em que a mulher é dona de sua vida e não precisa vincular sua felicidade a um homem. E foi além: em “SOS Mulher”, de 1981, a cantora abordou a violência doméstica.
Este episódio do “Escuta” percorre músicas e temas importantes da obra da cantora, que morreu em 8 de novembro de 2020, aos 73 anos. O programa conta com a participação de dois convidados: o jornalista e produtor musical Marcus Preto e a jornalista e apresentadora Fabiane Pereira.
Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Stitcher | Outros apps (RSS)
Colaborou Maurício Abbade
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas