O que significa ser antirracista no Brasil?
Fernanda Boldrin
02 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h31)O podcast ‘Entreaberta’, parceria do ‘Nexo’ com o Instituto de Governo de Aberto e a Fundação Friedrich Ebert Brasil, fala com acadêmicos e ativistas sobre o papel das políticas públicas e da sociedade civil diante das desigualdades do país
Temas
Compartilhe
A morte de João Alberto Freitas , em novembro de 2020, gerou ondas de protesto pelo país e discussões sobre como o racismo foi um fator no caso. Em 2021, o massacre no Jacarezinho e a morte de Kathlen Romeu foram algumas das dores que vieram se somar a esse luto , que tem como pano de fundo a questão racial. Para além da violência, num cenário em que a pandemia de covid-19 escancara as desigualdades brasileiras, acadêmicos e ativistas redobram esforços para fazer avançar uma agenda antirracista no país.
A questão racial é o tema do quarto episódio do “Entreaberta”, podcast do Nexo produzido em parceria com o Instituto de Governo Aberto e a Fundação Friedrich Ebert Brasil. Quais as manifestações mais explícitas do racismo hoje? Como essa desigualdade foi construída historicamente no Estado brasileiro? O que significa ser antirracista e como isso pode mudar a realidade do país? Ouça:
Assine o “Entreaberta” no tocador de sua preferência, como o Apple Podcasts e o Spotify , para não perder nenhum dos oito episódios da temporada.
O “Entreaberta” é uma parceria do Nexo Jornal com o Instituto de Governo Aberto , uma organização da sociedade civil que promove a transparência, participação e integridade para a defesa de direitos, e com a Fundação Friedrich Ebert Brasil , fundação política alemã para a promoção da democracia inclusiva, da economia sustentável e da justiça social.
Colaborou Maurício Abbade
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas