Queda da vacinação infantil no Brasil: um alerta preocupante
Cazzu Andrade e Júlia Melo
28 de janeiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h19)País tem ampla estrutura para imunização, assim como disposição da população de se proteger, como mostrou a pandemia. Mas sucesso esconde brechas que precisam de atenção, segundo especialistas
Este conteúdo foi produzido pelos autores como trabalho final do Lab Nexo de Jornalismo Digital, que teve como tema “Primeira Infância e Desigualdades” e foi realizado no segundo semestre de 2021. O programa é uma iniciativa do Nexo Jornal em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e apoio da Porticus América Latina e do Insper.
O Brasil registrou em 2020 a pior cobertura vacinal infantil em mais de 25 anos, numa trajetória de queda que começou em 2015. O problema afeta a vacinação contra contra doenças como poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, entre outras.
Como o Brasil, que já foi exemplo global em imunização, chegou nesse cenário? Quais as consequências dele? E como retomar os índices ideais e garantir a proteção das crianças brasileiras? Neste podcast, Cazzu Andrade e Júlia Melo abordam o problema ao conversar com especialistas em saúde e mães que estão com a vacinação de seus filhos atrasada, por motivos que vão da dificuldade de encontrar doses, medo da covid-19 e ideais antivacina. Ouça abaixo:
Entrevistados:
Colaborou Roberto Soares
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas