Como levantar fundos para seu projeto na internet?
Camilo Rocha
09 de maio de 2017(atualizado 28/12/2023 às 02h23)Recurso do crowdfunding é cada vez mais popular, mas precisa de planejamento e trabalho duro para vingar
Leticia Novaes, ex-Letuce, já conseguiu três financiamentos bem-sucedidos
Quase sem burocracia e quase sem intermediários, seu projeto sai do papel graças ao apoio do povo. O escritor realiza sua obra sem editora. O veículo de mídia chega às ruas sem anunciantes. O empreendedor deslancha seu produto sem ter que pedir empréstimo ao banco. Essa é a promessa do crowdfunding.
O termo, que em inglês significa literalmente “financiamento da multidão” e que no Brasil se chama também de financiamento coletivo, descreve um mecanismo de custeamento de projetos, em que um número grande de pessoas ou entidades contribuem com diferentes valores, de acordo com sua disposição. Com as ferramentas e o alcance propiciados pela internet, o crowdfunding se tornou uma prática corriqueira. Um relatório britânico apontou que, em 2015, a arrecadação por meio desse modelo alcançou cerca de US$ 34,4 bilhões em todo o mundo. Em 2012, o número era de US$ 2,7 bilhões, o que evidencia o quão espetacular é o crescimento da prática.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas