Onde assistir aos filmes indicados ao Oscar em 2024
Cesar Gaglioni
29 de janeiro de 2024(atualizado 23/02/2024 às 16h33)Boa parte das obras indicadas às principais categorias já foi lançada no Brasil. O ‘Nexo’ mostra onde elas podem ser vistas
Temas
Compartilhe
Oscar, o maior prêmio da indústria cinematográfica americana
O Oscar de 2024 acontece no dia 10 de março, com o comediante Jimmy Kimmel apresentando a cerimônia pela quarta vez. Os filmes indicados nas 24 categorias foram anunciados em 23 de janeiro.
O longa “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, foi indicado em 13 categorias e lidera a disputa. Em seguida estão “Pobres criaturas”, de Yorgos Lanthimos, que recebeu 11 indicações, “Assassinos da lua das flores”, de Martin Scorsese, que concorre em dez categorias, e “Barbie”, de Greta Gerwig, lembrado oito vezes.
Alguns dos filmes indicados nas diferentes categorias já estrearam no Brasil e estão disponíveis em plataformas de streaming ou nas salas de cinema. Outros permanecem inéditos. Neste serviço, o Nexo mostra onde os filmes indicados nas principais categorias do Oscar 2024 podem ser vistos.
Cillian Murphy em cena de “Oppenheimer”
Nos EUA, duas revistas fazem previsões de quais serão os grandes vencedores do Oscar: a Variety e a Hollywood Reporter. Segundo as duas, “Oppenheimer”, que conta a história do inventor da bomba atômica, tem as maiores chances de se consagrar no principal prêmio.
Os indicados são:
De acordo com as previsões, o espanhol “Sociedade da neve”, de J.A. Bayona, é favorito para levar a categoria de filme estrangeiro. O longa conta a história real de um time de rugby uruguaio que sofreu um acidente nos Andes e precisou sobreviver por 72 dias em meio ao clima inóspito dos picos nevados da região.
Cena do filme “Sociedade da neve”
Os indicados são:
A Variety e o Hollywood Reporter apontam que “Homem-aranha: Através do aranhaverso” e “O menino e a garça” são as animações com mais chances de ganhar. O primeiro “Aranhaverso” levou o Oscar da categoria em 2020. Já “O menino e a garça” é o filme mais recente do japonês Hayao Miyazaki, que venceu o troféu em 2003 por “A viagem de Chihiro”.
Cena da animação “Homem-aranha: Através do aranhaverso”
Os indicados são:
A Variety e a Hollywood Reporter afirmam que prever o vencedor da categoria de Melhor Documentário no Oscar 2024 é uma tarefa difícil, porque todos os indicados estão sendo premiados em outras cerimônias do cinema internacional e têm boas chances. As revistas não cravaram um favorito.
Cena do documentário “Para matar um tigre”
Os indicados são:
Todo começo de ano, milhões de pessoas do mundo todo param para assistir à cerimônia do Oscar, o prêmio mais popular do cinema americano.
São 24 categorias de prêmios com dezenas de filmes concorrendo – entre eles estão longas-metragens, curtas, animações e documentários.
Mas a jornada de um filme para ganhar uma dessas famosas estatuetas douradas é mais cara e complexa do que parece. No vídeo abaixo, o Nexo explica como esse processo funciona, da indicação até a cerimônia.
ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste texto trazia um dos indicados a Melhor Documentário com o título “A memória eterna”. Na verdade, o nome do filme é “A memória infinita”. O título do filme “Eu, capitão” também estava errado (como “O capitão”). As informações foram corrigidas às 7h55 do dia 30 de janeiro de 2024 e às 16h33 de 23 de fevereiro de 2024, respectivamente.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas