Entrevista

Das bruxas às estrelas de cinema: um estudo da imagem da mulher

Juliana Domingos

31 de dezembro de 2019(atualizado 28/12/2023 às 23h37)

Trilogia de livros 'Imagens da mulher no ocidente moderno', da socióloga Isabelle Anchieta, analisa representações das mulheres da Idade Média ao século 20

Temas

Compartilhe

Imagine uma linha do tempo que se inicia na Idade Média, com gravuras sobre a ameaça das bruxas na Europa, passa pelas várias representações da Virgem Maria, pela figura de Maria Madalena e chega às estrelas de Hollywood no século 20.

FOTO: DOMÍNIO PÚBLICO

As bruxas, de Hans Baldung Grien (1510)

As bruxas, de Hans Baldung Grien (1510)

É essa, em resumo, a linha traçada pela trilogia “Imagens da mulher no ocidente moderno” , lançada pela editora Edusp em dezembro de 2019. A construção dessas imagens de mulheres ao longo de séculos foi objeto de estudo da socióloga Isabelle Anchieta ao longo de quase uma década. Sua análise extensiva foi dividida nos volumes “Bruxas e Tupinambás canibais”, “Maria e Maria Madalena” e “Stars de Hollywood”.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas