‘A dificuldade de acesso a obras facilita a desinformação’
Lucas Zacari
19 de março de 2025(atualizado 20/03/2025 às 14h53)Chico Venancio, vice-presidente da Wikimedia Brasil, conversa com o ‘Nexo’ sobre a melhoria do ambiente digital e a necessidade de atualização dos direitos autorais no país
Temas
Compartilhe
Banco de imagens gratuito
O Brasil é um dos 193 países signatários do Pacto Global Digital da ONU, tratado adotado em setembro de 2024 que visa à construção de um espaço digital responsável. O texto determina que os governos criem iniciativas para ampliar o acesso à internet, a aplicação de direitos humanos e internacionais online e a governança segura de inteligência artificial.
Segundo Chico Venancio, vice-presidente da Wikimedia Brasil – movimento filiado à Wikimedia global, dona da Wikipédia, que atua pela ampliação do acesso livre a conteúdos –, os tópicos apresentados no Pacto Global Digital ainda não são aplicados no Brasil. A organização é integrante da campanha #ConhecimentoÉDireito, iniciativa lançada em fevereiro pela Coalizão Direitos na Rede que pretende ampliar o acesso público a informações na internet.
Um dos tópicos da campanha é a necessidade da atualização da atual Lei de Direitos Autorais brasileira, de 1998, a partir das transformações do ambiente digital no século 21. “A dificuldade de acesso a fontes e a diferentes obras, por exemplo, facilita o ambiente de desinformação. Principalmente porque o desinformador talvez não se preocupe com o direito autoral”, afirmou Venancio ao Nexo.
Nesta entrevista, o Nexo conversa com Chico Venancio sobre a atuação da Wikimedia Brasil e a discussão sobre a atualização da Lei de Direitos Autorais.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas