Expresso

O vídeo que mostra a formação do universo em time-lapse

Guilherme Eler

13 de março de 2018(atualizado 09/01/2025 às 08h21)

Do Big Bang ao surgimento do Homo sapiens, os 13,8 bilhões de anos de existência do cosmos couberam em exatos 10 minutos

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Trecho que mostra o nascimento de uma estrela, nos instantes iniciais da formação do universo

As estimativas mais recentes acreditam que a espécie humana tenha surgido no sul da África há mais de 300 mil anos . Toda a história doHomo sapiens se concentra nesse período que, se colocado sob a perspectiva do restante do universo, pode ser considerado “tão breve como um piscar de olhos”.

Essa é proposta de um novo vídeo, lançado no último dia 9 de março. Fazendo 22 milhões de anos passarem no tempo de um segundo, o filme gasta 10 minutos para contar toda a história do universo – da qual a espécie humana participa de um único frame.

Para chegar à essa duração, dividiu-se os 13,8 bilhões de anos considerando a taxa de quadros usada em vídeo. Como são 24 frames por segundo e 10 minutos têm 600 segundos, cada um dos frames vale, aproximadamente, 958 mil anos.

O marco zero é o Big Bang, explosão que dá origem a uma imensa nuvem de gás e poeira cósmica. Graças à ação da gravidade, surgem as primeiras estrelas e galáxias. A formação de buracos negros e supernovas, nome dado à “morte” de uma estrela, são resultados diretos desse momento inicial.

É só por volta dos seis minutos de filme que nosso Sistema Solar começa a ganhar corpo. A formação da Terra acontece há cerca de 4,5 bilhões de anos, e na marca dos 3,6 bilhões o ritmo da narrativa muda: surgem as formas de vida mais complexas, primeiro nos oceanos e, depois, por todos os cantos do planeta.

O curta-metragem foi feito por John D. Boswell, músico e produtor de Washington, nos Estados Unidos. Conhecido por seu canal no YouTube “melodysheep” , Boswell assina a edição e trilha sonora, que está disponível para download . Quem desejar ter a experiência de forma mais introspectiva, porém, pode optar pela versão do vídeo sem narração, que se encontra disponível neste link .

Além de imagens captadas pela Nasa, são usados trechos de famosos documentários de ciência. Entram na lista “Voyage of time” , “Cosmic Voyage” e “Maravilhas do Universo”, série produzida pela BBC e apresentada pelo físico inglês Brian Cox. Há no filme, também, trechos narrados pelo astrônomo americano Carl Sagan, morto em 1996, e pelo naturalista e apresentador da BBC David Attenborough, duas das maiores referências em divulgação científica.

“Conforme você assiste a esse vídeo, mais ele mergulha no quanto o universo é incrivelmente velho, e no quanto os humanos são pequenos ante esse cenário maior. Espero que esse experimento, em sua simplicidade, faça você refletir sobre os tempos antigos, que se passaram antes de nossa chegada, e a brevidade de nossa existência”, completa o autor.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas