O que é a Apex. E por que ela está em disputa no governo
Bruno Lupion
09 de maio de 2019(atualizado 28/12/2023 às 12h20)Agência é palco de embate entre ala militar da gestão Bolsonaro e nomes ligados ao escritor Olavo de Carvalho
Temas
Compartilhe
Chanceler Ernesto Araújo ao lado de Letícia Catelani, então diretora de Negócios da Apex, demitida nesta segunda-feira (6)
A disputa por poder no governo de Jair Bolsonaro entre a ala militar e os seguidores do escritor Olavo de Carvalho ficou mais visível no início de maio de 2019 em um órgão que não costuma atrair a atenção de eleitores: a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A agência é responsável por incentivar exportações brasileiras e atrair investimentos ao país.
O novo presidente da Apex, Sergio Ricardo Segovia Barbosa, contra-almirante da Marinha, assumiu o cargo na segunda-feira (6) e imediatamente demitiu Letícia Catelani, então diretora de Negócios da Apex. Também confirmou o desligamento de Márcio Coimbra, então diretor de Gestão Corporativa. Ambos eram alinhados a Olavo de Carvalho e ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas