Expresso

Qual parte do universo a Nasa captou no dia do seu aniversário

Cesar Gaglioni

02 de abril de 2020(atualizado 28/12/2023 às 13h01)

Usuário pode descobrir uma imagem registrada pela agência espacial americana no dia e mês do seu nascimento. Site faz parte das comemorações de 30 anos do telescópio Hubble

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

O telescópio Hubble, da Nasa, está prestes a completar 30 anos em órbita. Como parte das comemorações, a agência espacial americana lançou um site que mostra uma parte do universo que foi capturada pelas lentes do Hubble no dia do aniversário do usuário.

Para descobrir, basta clicar aqui , selecionar dia e mês e aguardar o resultado. Como o Hubble tem somente 30 anos, não é possível selecionar o ano. O sistema, porém, vai devolver alguma imagem registrada na data escolhida, em algum ponto dessas três décadas de órbita.

FOTO: HUBBLE/NASA

Um fundo preto, o céu, com dezenas de galáxias brilhantes flutuando

Um fundo preto, o céu, com dezenas de galáxias brilhantes flutuando

Além do site que mostra a imagem com base na data escolhida, a Nasa também preparou uma curadoria de imagens icônicas registradas pelo Hubble.

O álbum, intitulado “30 years, 30 images” (30 anos, 30 imagens), está disponível gratuitamente na página da agência no Flickr, e traz registros de planetas, como Saturno e Júpiter , e de fenômenos espaciais, como a nebulosa M 2-9 e a nebulosa dos “pilares da criação” .

A história do Hubble

Pode-se traçar a origem do Hubble até o ano de 1923, quando o cientista alemão Hermann Oberth, considerado um dos idealizadores do foguete, imaginou um telescópio a ser lançado em órbita.

A ideia, porém, passou quatro décadas sem ser concretizada. O cenário começou a mudar em 1962, quando a Nasa lançou o primeiro dos oito satélites que compuseram o Observatório Solar Orbital, um projeto que tinha como missão principal aferir os raios X e a radiação ultravioleta emanados pelo Sol.

O Hubble em si começou a ganhar mais corpo em 1970, quando a Nasa criou um comitê de desenvolvimento para um novo telescópio.Por questões orçamentárias, o projeto foi interrompido pelo Congresso americano em 1974.

A suspensão dos trabalhos durou quatro anos, e a Nasa retomou seus planos em 1978, tendo como parceira de financiamento e desenvolvimento a ESA, agência espacial europeia.Nessa época, o nome Hubble surgiu, em homenagem ao cosmologista americano Edwin Hubble (1889-1953), cientista que confirmou a hipótese de que o universo está em expansão.

Originalmente, o telescópio seria lançado em 1983. Contudo, problemas no andamento do projeto fizeram com que o lançamento fosse adiado para 1985.Posteriormente, a data foi adiada para 1986, depois para 1988 e finalmente para 1990. O lançamento do Hubble aconteceu em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery.

O Hubble completou sua quinta e última missão em 2009, mas seus sistemas continuam operantes e a estimativa da Nasa é de que o telescópio siga em funcionamento até meados da década de 2030.

A agência pretende lançar o sucessor do Hubble – o telescópio James Webb – em 2021.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas