Expresso

O que é a ‘ideologia californiana’ que inspirou o Telegram

Cesar Gaglioni

21 de março de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h25)

Mistura de ideais hippies com ultraliberalismo guia o aplicativo de mensagem. Mas pressão da Justiça já fez a empresa abrir exceções nos EUA, na Alemanha e no Brasil

Temas

Compartilhe

FOTO: DADO RUVIC/REUTERS

Logotipo do aplicativo de mensagens Telegram, lançado em 2013

Logotipo do aplicativo de mensagens Telegram, lançado em 2013

O ministro do Supremo Alexandre de Moraes revogou o bloqueio ao aplicativo Telegram no domingo (20). A medida reverte uma decisão tomada por ele na sexta-feira (18) no âmbito das investigações contra o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Sob o argumento de que o Telegram não respondia a demandas do tribunal, Moraes havia dado três dias para que o aplicativo fosse removido das lojas virtuais e para a construção de um “muro” a fim de barrar a chegada de informações vindas do servidor da empresa, além de estipular uma multa diária de R$ 100 mil para quem tentasse usar o serviço durante o bloqueio.

No sábado (19), o ministro reconheceu que a empresa havia cumprido parcialmente suas determinações. E deu 24 horas para que o Telegram resolvesse o restante. A decisão de domingo (20) reconheceu o cumprimento de todas as determinações. Essa é a terceira exceção aberta pelo Telegram, que sempre se apresenta como um lugar de “liberdade plena” e sem interferências de terceiros.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas