Como o Brasil combateu a fome. E como pode fazer isso de novo
Mariana Vick
05 de janeiro de 2023(atualizado 29/12/2023 às 12h52)País saiu do Mapa da Fome em 2014, quando menos de 5% da população estava em situação de insegurança alimentar grave. Em 2022, problema voltou ao patamar dos anos 1990
Crianças almoçam arroz, feijão e ovo em comunidade no Recife (PE)
Mais de 125 milhões de brasileiros sofriam com algum grau de insegurança alimentar no início de 2022, segundo dados divulgados em maio daquele ano pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional). Entre elas, 33,1 milhões estavam em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, passavam fome.
O quadro, considerado o pior em quase 30 anos, foi registrado menos de uma década depois de o Brasil ter saído do Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2014. O aumento da insegurança alimentar depois de o país tê-la combatido traz prejuízos para áreas como a saúde pública e o desenvolvimento.
O Nexo explica o histórico da fome no país nas últimas décadas e quais são as causas atribuídas à insegurança alimentar nesse período. Mostra também como o Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014 e quais são os desafios para fazer o mesmo no contexto atual.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas