Um site para saber quais substâncias não podem se misturar
Cesar Gaglioni
20 de fevereiro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h17)Criada por divulgadora científica e programador, plataforma traz informações sobre combinações de medicamentos e produtos de limpeza
Temas
Compartilhe
Produtos de limpeza reunidos
Misturar substâncias nem sempre pode ser uma boa ideia. É de conhecimento comum que se deve evitar combinar remédios com álcool, mas sabe-se pouco sobre os efeitos de outras misturas, seja de medicamentos ou até de produtos de limpeza.
O site “Pode misturar?” foi idealizado pela divulgadora científica e farmacêutica Laura Marise, que apresenta o canal de YouTube “Nunca vi 1 cientista” e é uma das roteiristas e apresentadoras do “Nerdologia” , canal que integra o portal Jovem Nerd , parte do Magazine Luiza.
A interface do site é simples: você deve escolher duas substâncias, que aparecem em uma lista pré-determinada. Depois, basta clicar em “Checar” e a página vai dizer se elas podem ou não ser misturadas, junto com uma explicação do porquê.
“Uma das coisas que mais tive que responder na minha vida como farmacêutica é se pode misturar o medicamento X com o Y, ou se pode beber cerveja enquanto se está tomando antibiótico”, diz Marise.
“Quando me tornei produtora de conteúdo, passei a receber as mesmas perguntas sobre medicamentos, além de dúvidas com relação a produtos de limpeza, especialmente sobre receitas caseiras. Senti que eu precisava usar meu conhecimento e meu alcance nas redes para criar um ambiente em que as pessoas pudessem consultar se aquilo que elas querem misturar realmente pode misturar”, afirma.
O site foi desenvolvido em parceria com o programador Mario Souto, idealizador do canal de YouTube “Dev Soutinho”. O “Pode misturar?” já conta com uma lista de 91 substâncias. Caso uma mistura não seja encontrada, o usuário pode sugeri-la, junto da explicação correspondente.
A mistura de produtos de limpeza distintos pode trazer sequelas e, em alguns casos, levar à morte. Mas o resultado de certas combinações não é tão difundido. A inalação de certos gases, fumaças e vapores pode ser letal.
As combinações tóxicas de alguns produtos de limpeza podem trazer problemas pela formação de gases tóxicos que prejudicam o funcionamento dos pulmões. Juntar álcool e água sanitária, por exemplo, gera o gás cloro, substância usada na 1ª Guerra Mundial como arma química.
“A maioria dessas ‘receitinhas’ faz misturas que geram gases tóxicos – pode reparar se você não tem um acesso de tosse ou sente o nariz arder quando mistura produtos para limpar o banheiro; são os gases tóxicos formados. Todos os anos, milhares de pessoas vão parar no hospital devido a isso, e muitas ficam com sequelas permanentes nos pulmões, por exemplo”, disse Marise.
Caso haja necessidade de usar mais de um produto de limpeza, deve-se aplicar o primeiro, diluído conforme na embalagem, secar, e usar o segundo, também com a diluição indicada.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas