O que Trump sinaliza de autocrático para um segundo mandato
Marcelo Montanini
06 de março de 2024(atualizado 30/05/2024 às 19h09)Caso eleito, ex-presidente americano planeja aumentar o poder presidencial e limitar independência de órgãos do governo. Republicano é o favorito na eleição dos EUA de 5 de novembro
Temas
Compartilhe
Apoiadora de Donald Trump segurar cartaz em apoio ao republicano na Carolina do Sul, nos EUA
Donald Trump venceu diversas primárias da Super Terça, realizada na terça (5), e está mais perto de se tornar o candidato republicano na eleição dos EUA, em 5 de novembro. Na quarta-feira (6), Nikki Haley desistiu da disputa interna republicana, deixando o caminho livre para o ex-presidente americano ser o candidato presidencial do partido.
Pesquisa do jornal americano The New York Times e da Siena College, divulgada em 2 de março, aponta que o ex-presidente tem 48% das intenções de votos contra 43% do atual presidente, Joe Biden, do Partido Democrata, que o derrotou em 2020.
Declarações de Trump durante a campanha presidencial, propostas em seu site de campanha e entrevistas de seus assessores à imprensa americana sugerem que, num eventual segundo mandato, o republicano planeja ampliar os poderes presidenciais, limitar a independência das agências federais e se vingar de críticos e adversários.
Neste texto, o Nexo relembra como foi o mandato do republicano e mostra o que Trump planeja para um possível segundo mandato, além de explicar o que as promessas sinalizam.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas