A condenação criminal de Trump em uma disputa acirrada
Mariana Vick
31 de maio de 2024(atualizado 31/05/2024 às 20h22)Seja pela oportunidade de inflamar base republicana ou por gerar hesitação em eleitorado de estados decisivos, veredicto inédito para um ex-presidente americano pode mexer na corrida à Casa Branca
Temas
Compartilhe
Manifestantes protestam contra Donald Trump em Nova York, nos EUA, após condenação
Donald Trump tornou-se na quinta-feira (30) o primeiro ex-presidente e o primeiro pré-candidato americano com chances reais de vencer a disputa pela Casa Branca a ser condenado numa ação criminal. O júri de um tribunal de Nova York considerou o republicano culpado de fraude contábil para esconder pagamentos a uma atriz pornô em 2016. Ele vai recorrer do resultado.
A condenação não impede Trump de concorrer à Casa Branca em novembro, mas pode trazer efeitos políticos para uma corrida eleitoral que tende a ser acirrada, e deve repetir a disputa entre Trump e o democrata Joe Biden, atual presidente. Apesar do forte apoio da base trumpista, o episódio pode ter impacto para o restante do eleitorado.
Neste texto, o Nexo explica por que Trump foi condenado, por que ele ainda é elegível para a Casa Branca e qual foi a reação do eleitorado trumpista à decisão do júri. Mostra também quais são as análises sobre os possíveis efeitos da condenação para o restante dos eleitores americanos.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas