Externo

Por que não existe o ‘carvão limpo’ que Trump quer incentivar

Cristiane Prizibisczki

23 de março de 2025(atualizado 23/03/2025 às 00h44)

Elemento é o mais poluente entre os combustíveis fósseis. Organizações chamam declaração do presidente americano de ‘delirante’

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

ARTIGO ORIGINAL

O “carvão limpo” inexistente que Trump quer incentivar

((o))eco

20 de março de 2025

Autoria: Cristiane Prizibisczki

logo do ((o))eco

Temas

Compartilhe

FOTO: Carol M Highsmith/Rawpixel

Mina de carvão em Wyoming, nos Estados Unidos

O presidente norte americano Donald Trump pediu, esta semana, a expansão da produção de carvão nos Estados Unidos, alegando que vai aumentar os incentivos para a produção de “carvão limpo”.

Em uma rede social, o Republicano escreveu “Após anos de sermos mantidos reféns por Extremistas Ambientais, Lunáticos, Radicais e Vagabundos, permitindo que outros países, em particular a China, ganhassem uma enorme vantagem econômica sobre nós ao abrir centenas de usinas de energia a carvão, estou autorizando minha administração a começar imediatamente a produzir energia com o CARVÃO LINDO E LIMPO”.

Post na rede social Truth Social

Para especialistas, no entanto, não existe “carvão limpo” e muito menos lindo. O carvão mineral é o mais poluente entre os combustíveis fósseis. Sua queima libera grandes quantidades de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O).

Além dos gases poluentes, as emissões de carvão também podem levar a problemas de saúde, incluindo doenças respiratórias, pulmonares, danos neurológicos e de desenvolvimento. Isso sem falar no impacto ambiental causado por sua extração.

Embora a eletricidade a carvão tenha se tornado “mais limpa do que nunca”, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA , o combustível fóssil ainda é responsável por emissões significativas de gases de efeito estufa e cinzas de carvão poluentes do meio ambiente.

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), atualmente, 55% das emissões totais de dióxido de carbono dos EUA vêm de usinas de energia a carvão que, em 2024, produziram 709 milhões de toneladas métricas de CO2 no país.

“Carvão limpo”

O termo “carvão limpo” é usado nos Estados Unidos para se referir a tipos de tecnologia usados para limpar fisicamente o carvão antes de ser queimado ou para capturar carbono após sua queima. Portanto, diz a analista sênior de políticas da Energy Innovation, Michelle Salomon, a expressão é imprópria.

“A queima de carvão nunca poderia ser considerada tecnicamente limpa, independentemente do tratamento aplicado a ele antes da combustão – ele sempre emitirá a maior concentração de gases de efeito estufa que qualquer combustível fóssil, e a poluição do solo e da água por carvão e cinzas de carvão (o que sobra depois de queimado) nunca irá embora. Mesmo as melhores tecnologias que reduzem poluentes do ar como óxidos de enxofre e nitrogênio ainda permitem que muitos deles passem”, disse Salomon, à ABC News.

Assine nossa newsletter diária

Gratuita, com os fatos mais importantes do dia para você

Essas tecnologias também não são amplamente utilizadas nos EUA, mostra a imprensa americana. De acordo com um relatório de dezembro de 2023 do Congressional Budget Office, 15 instalações de captura e armazenamento de carbono estão operando nos Estados Unidos. E nenhuma delas está sendo usada em usinas de energia a carvão.

Desregulamentação

Os comentários feitos por Trump nas redes sociais seguem os planos anunciados na semana passada para uma revogação radical de regulamentações antigas da Agência de Proteção Ambiental – que o governo Trump está chamando de “a maior ação desregulamentadora da história dos EUA”.

Entre as 31 revogações anunciadas estavam regulamentações destinadas a restringir emissões e poluição relacionadas ao uso de carvão. A principal delas foi o anúncio de “reconsiderar” o “Plano de Energia Limpa 2.0” do presidente Joe Biden, que era um grupo de regulamentações visando usinas de energia a carvão e gás natural anunciadas no ano passado.

O “Clean Power Plan 2.0” de Biden reforçou os padrões de emissões para usinas de energia a carvão para metais tóxicos, como mercúrio, e forçou as usinas a controlar e limpar as cinzas de carvão liberadas durante suas operações.

Após a fala de Trump, diferentes organizações se manifestaram contrárias aos planos de expansão do combustível fóssil. Para Vickie Patton, do Fundo de Defesa Ambiental, ditar o uso de mais carvão seria impor mais custos de eletricidade e com assistência médica ao povo americano.

“A proposta do presidente Trump de obrigar o povo americano a usar carvão significaria contas de luz mais altas e poluição mais mortal para todos nós. No ano passado, a energia limpa produziu mais energia do que o carvão nos EUA, ao mesmo tempo em que criou muitos empregos locais. Isso porque a energia limpa é abundante, acessível, confiável e segura”, disse.

Já para Patrick Drupp, Diretor de Política do Sierra Club – maior rede de organizações ambientalistas que existe nos EUA –, a afirmação de Trump é “delirante”.

“Esta é mais uma afirmação completamente delirante de Donald Trump. Não existe carvão limpo. Existe apenas o carvão que polui o nosso ar e água de forma tão severa que quase meio milhão de americanos morreram precocemente devido ao carvão nos últimos 20 anos. Donald Trump não está preocupado com a saúde ou o bem-estar econômico dos americanos. Ele está apenas preocupado em ajudar seus amigos bilionários da indústria de combustíveis fósseis. Em troca da lealdade deles e de seus dólares políticos, ele mentirá para o povo americano e sacrificará suas vidas”, disse.

O Nexo possui acordo de republicação de conteúdos do portal ((o))eco, de forma a ampliar o acesso e a distribuição de reportagens de jornalismo ambiental. Todos os direitos deste material são reservados a Associação O Eco.

A seção “Externo” traz uma seleção de textos cedidos por outros veículos por meio de parcerias com o Nexo ou licenças Creative Commons.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas