Gráfico

Veja a variação de nível do lago Guaíba em Porto Alegre

Gabriel Zanlorenssi e Giovanna Hemerly

14 de maio de 2024(atualizado 19/06/2024 às 15h07)

Cheia superou recorde de 1941 e deixou a capital gaúcha inundada. Sistema de diques, casas de bombas e comportas não suportou as águas. Agência nacional monitora a situação

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

 

As chuvas entre o fim de abril e o início de maio alagaram boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre e cidades da região metropolitana.

Apesar de Porto Alegre possuir desde a década de 1970 o Sistema de Proteção Contra Cheias. Formado por diques, casas de bombas e comportas, o sistema foi projetado para suportar elevações de até 6 metros. O mecanismo, porém, não conteve as águas. Bairros da capital gaúcha ficaram inundados, especialmente nas regiões mais próximas do Lago Guaíba, onde deságuam diversos rios vindos interior do estado.

A Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e a Agência Nacional de Águas monitoram o nível do Lago Guaíba na capital. Até o dia 02/05, os dados eram medidos na estação do Cais Mauá, no Centro de Porto Alegre. A partir do dia 03/05, a estação ficou inoperante e uma nova medição emergencial foi instalada na Usina do Gasômetro.

A medição do Lago Guaíba atingiu seu máximo no dia 05/05, às 5h30 da manhã, quando chegou a 5,35 metros. O recorde até então era de 1941, quando o Lago chegou a 4,76 metros.

Como interpretar o gráfico

Valores acima de 3 metros indicam o transbordamento das águas no Cais Mauá, no centro de Porto Alegre, e a inundação da cidade. O nível da água estar em 5 metros quer dizer que a região do Cais está submersa com 2 metros de água.

A medição emergencial na Usina do Gasômetro é feita para ser compatível com os números do Cais Mauá. No local, no entanto, a cota de transbordamento é mais alta, de 3,6m.

Quando chove no interior do Rio Grande do Sul, a água demora de algumas horas a alguns dias para chegar em Porto Alegre. Quando o gráfico apresenta uma tendência de subida do nível, é um indicativo de chuva forte nos dias anteriores.

Sobre os dados

O Nexo atualizou este conteúdo diariamente até as águas do Lago Guaíba baixarem de 3,0m. Vamos continuar fazendo atualizações esporádicas.

ESTAVA ERRADO: O texto anterior deste conteúdo continha imprecisões sobre o local de mensuração do nível do Guaíba. A informação foi corrigida às 15h08 do dia 19 de junho de 2024.

 

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas