Como o Nexo acessa os dados eleitorais do TSE
Gabriel Zanlorenssi
13 de setembro de 2024(atualizado 16/09/2024 às 12h54)Confira como baixamos os dados de candidaturas e resultados para fazer os gráficos da cobertura eleitoral
Temas
Compartilhe
Mais uma eleição está chegando e, com ela, os gráficos e análises de dados eleitorais. Neste mês, vamos contar como acessamos os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Vamos contar também como conseguimos os dados em tempo real da apuração da votação, utilizando o exemplo de 2022.
Cada seção dentro do site direciona para bases de dados específicas.
A forma mais intuitiva de conseguir dados eleitorais é pela plataforma de estatísticas eleitorais. Você consegue fazer cruzamentos com facilidade e baixar os dados em formato CSV (que pode ser aberto em editores de planilhas, como Excel e Google Planilhas).
Os dados disponibilizados são agregados, com os totais de acordo com cada filtro selecionado. Utilizamos essa plataforma para conteúdos recentes aqui no Nexo, como o das candidaturas trans, eleitores filiados a partidos e municípios com segundo turno.
Alguns dos dados disponíveis para 2024 no repositório do TSE.
Algumas análises que precisamos fazer são mais complexas. Exigem cruzamentos de dados que não são disponibilizados no site de estatísticas eleitorais.
Para esses casos, utilizamos os dados disponíveis no repositório de dados do TSE. Podemos baixar os dados desagregados (em que cada linha é uma candidatura, por exemplo), também em formato CSV.
Utilizamos esse repositório nos gráficos recentes sobre professores candidatos, redes sociais e idade e gênero dos postulantes.
API do TSE
Trecho do código de R para acessar os resultados do segundo turno por estado
No dia da votação, aqui no Nexo, focamos em apresentar gráficos dos resultados finais, já que não fazemos cobertura em tempo real, como os grandes veículos.
Qualquer pessoa consegue acessar os dados em tempo real, dispondo dos conhecimentos técnicos necessários. Para isso, é preciso interagir com a API do Tribunal, que é um serviço para acesso aos dados. Em 2022, disponibilizamos os códigos em R para acessar os resultados presidenciais do segundo turno, um para municípios, um para estados e outro para geral.
Em 2024, o que muda são os números que identificam o pleito e os cargos. Uma observação final: em eleições anteriores, era necessário cadastro prévio junto ao TSE para esse acesso.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas