O que é a Assembleia-Geral das Nações Unidas
Da Redação
05 de abril de 2024(atualizado 05/04/2024 às 14h52)Órgão político e deliberativo reúne todos os países-membros da ONU. Entenda o que é e como ele se diferencia do Conselho de Segurança
Temas
Compartilhe
Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York
A Assembleia-Geral da ONU é um dos principais órgãos dentro da Organização das Nações Unidas. Tem papel político e deliberativo e é formada por todos os países-membros da entidade, cada qual com direito a um voto, independentemente da influência geopolítica.
193
é o número de países-membros da Organização das Nações Unidas
A primeira reunião da Assembleia-Geral ocorreu em 1946, ano seguinte à criação da ONU. A Organização das Nações Unidas nasceu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com os objetivos de manter a paz e a segurança internacional e promover a cooperação entre países nas áreas econômica, social, cultural e humanitária.
Gratuita, com os fatos mais importantes do dia para você
O órgão começa seus trabalhos anuais numa reunião em Nova York, nos EUA, em setembro. Desde a 10ª sessão da Assembleia-Geral, em 1955, o Brasil realiza a abertura dos discursos.
Trata-se de uma honraria concedida ao país — porém não institucionalizada — após a participação de Oswaldo Aranha na cúpula. O diplomata brasileiro presidiu a segunda Assembleia-Geral em 1947 e teve papel decisivo para a aprovação da resolução que previa a partilha da Palestina e a criação do Estado de Israel.
A Assembleia-Geral da ONU promove discussões multilaterais sobre diversas questões internacionais e faz recomendações aos países por meio de resoluções não vinculantes. Isso quer dizer que essas resoluções têm poder político, mas não de lei.
Ainda assim, por reunir todos os países-membros da ONU, a Assembleia-Geral atua como um foro de pressão internacional, e tornou-se um espaço diplomático importante para os países menos desenvolvidos.
A Assembleia-Geral vota ainda assuntos administrativos, como o orçamento da ONU, o funcionamento dos órgãos e agências da organização e a escolha dos membros não permanentes do Conselho de Segurança.
Formado por cinco membros permanentes e dez rotativos, o Conselho de Segurança das Nações Unidas tem como função decidir sobre questões de guerra e paz, como a imposição de sanções contra países e a autorização de intervenções militares. No caso do Conselho, as resoluções são vinculantes — ou seja, têm força de lei, e o descumprimento é passível de sanções.
O Nexo tem um canal no WhatsApp!
Você pode se inscrever neste link
Ative as notificações para receber avisos de publicação ao longo do dia.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas