O que é o Conselho de Segurança das Nações Unidas
Da Redação
06 de abril de 2024(atualizado 06/04/2024 às 19h34)Órgão da ONU com 5 membros permanentes e 10 rotativos decide sobre questões de guerra e paz e é considerado o mais importante da organização
Temas
Compartilhe
Reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, nos EUA
O Conselho de Segurança é o órgão das Nações Unidas responsável pelas decisões sobre a paz e a segurança internacional. É formado por cinco membros-permanentes — EUA, França, Reino Unido, Rússia e China —, com direito a veto, e dez rotativos, eleitos a cada dois anos.
O órgão é responsável pelas decisões mais delicadas da ONU, como autorizar intervenções militares, enviar missões de paz ou impor sanções a países.
1945
é o ano de criação do Conselho de Segurança, junto à fundação da própria ONU, que nasceu após a Segunda Guerra (1939-1945)
As resoluções do Conselho de Segurança são vinculantes — ou seja, têm força de lei, e o descumprimento é passível de sanções. Por isso, ele é considerado o colegiado mais importante da ONU. Muitas vezes, porém, suas resoluções são desobedecidas por governos.
Gratuita, com os fatos mais importantes do dia para você
Além de lidar com questões de segurança e paz internacionais, o Conselho de Segurança recomenda a admissão de novos membros à Assembleia-Geral e aprovar mudanças na Carta das Nações Unidas.
A aprovação de resoluções no Conselho de Segurança da ONU requer maioria de nove votos. O veto de qualquer um dos cinco membros permanentes faz com que a resolução não passe. Eles também podem se abster de votar.
O poder de veto é o mecanismo mais polêmico do Conselho de Segurança. Ele está diretamente ligado à origem da ONU, e é um reflexo da situação geopolítica mundial instaurada após a Segunda Guerra Mundial, conferindo mais poder às potências vencedoras.
7,7%
dos países-membros da ONU estão representados no Conselho de Segurança; são 15 membros no colegiado, enquanto a organização como um todo congrega 193 nações
Diversos países, incluindo o Brasil, questionam tanto a exclusividade do poder de veto quanto sua própria existência, reivindicando uma reforma do Conselho de Segurança. Para a maioria dessas nações, o espaço não reflete a ordem geopolítica atual.
Outro órgão da ONU, a Assembleia-Geral reúne todos os 193 países-membros. Ela pode aprovar resoluções, mas sem poder vinculante — por isso elas acabam funcionando mais como recomendações e como pressão política.
O Nexo tem um canal no WhatsApp!
Você pode se inscrever neste link
Ative as notificações para receber avisos de publicação ao longo do dia.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas