Índex

O que é o ‘chip da beleza’, proibido por Anvisa e CFM

Da Redação

19 de outubro de 2024(atualizado 19/10/2024 às 17h42)

Implantes de hormônios anabolizantes começaram a ser prescritos para mulheres no início da década de 2020, sob a promessa de ganhos estéticos. Efeitos colaterais como o risco de AVC fizeram autoridades sanitárias vetarem o produto

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: Rafael Neddermeyer/Agência Brasil

Implante hormonal conhecido como ‘chip da beleza’

Os chamados ‘chips da beleza’ são implantes hormonais manipulados que começaram a ser prescritos a mulheres no início da década de 2020, prometendo ganhos estéticos, como o aumento de massa muscular e redução de gordura corporal, e o combate a sintomas da menopausa, como fadiga e perda de libido.

De modo geral, os ‘chips’ são produzidos por farmácias de manipulação que inserem uma composição de hormônios masculinos como gestrinona, testosterona e oxandrolona em uma cápsula de silicone.

O implante é então inserido no braço ou no glúteo das pacientes, liberando aos poucos no organismo essas substâncias que são classificadas como anabolizantes pelas autoridades sanitárias brasileiras. 

Os efeitos colaterais dos implantes não demoraram a ser notados. Influenciadoras e celebridades começaram a divulgar imagens e relatos de acnes, alopécia, insônia e agitação. 

No fim de 2023, o Conselho Federal de Medicina publicou uma resolução proibindo terapias hormonais, como os “chips da beleza”. A norma prevê a penalização de médicos que prescreverem os implantes ou promoverem cursos sobre a sua aplicação. 

Em outubro de 2024, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atendeu a um pleito de entidades médicas e emitiu uma resolução proibindo a venda, manipulação e publicidade dos chamados chips da beleza.

Entre os riscos associados ao uso dos implantes divulgados pela Anvisa, estão:

  • elevação do colesterol e dos triglicerídios no sangue
  • hipertensão arterial
  • AVC (acidente vascular cerebral)
  • arritmia cardíaca

“Esses implantes têm sido associados a termos como ‘alta tecnologia’ e moderno’. Mas estão relacionados a um comércio antiético com objetivo de lucro”

Karen Weberich Goulart

endocrinologista, em evento promovido pelo Senado Federal em março de 2023

 

Assine nossa newsletter diária

Gratuita, com os fatos mais importantes do dia para você

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas